SAIBA MAIS SOBRE O PALÁCIO DE ESTÓI

O Palácio de Estói, igualmente conhecido como Casa de Estói, Quinta de Estói e Quinta do Carvalhal, e originalmente como Jardim de Estoy, é um edifício histórico situado nas imediações da localidade de Estói, no município de Faro, na região do Algarve.

O palácio teve a sua origem numa quinta do século XVIII, fundada pelo marechal Francisco de Pereira Coutinho, que estava ligada à alta nobreza, tendo provavelmente sido inspirada no Palácio Nacional de Queluz.
A quinta terá sido construída num clima de grandes alterações económicas e sociais na região, com as famílias burguesas a ganharem poder nos centros urbanos, relegando as antigas famílias nobres para as suas propriedades no interior algarvio. Porém, a construção do palácio só se iniciou em meados do século XIX, pelo seu filho, Fernando de Carvalhal e Vasconcelos, que terá sido influenciado pelo Palácio da Pena, em Sintra. Mas, este faleceu antes da conclusão das obras, que foram retomadas pelo seu irmão Luís Filipe do Carvalhal, embora tenha igualmente expirado antes do palácio estar construído. Assim, a propriedade passou para o irmão mais novo, José Maria Pereira do Carvalhal e depois para as suas irmãs.

Parte do complexo do Palácio de Estoi é ocupado por uma unidade hoteleira. É considerado como um dos principais monumentos do Algarve, devido à sua riqueza tanto arquitectónica como decorativa, combinando elementos dos estilos barroco, rococó, neoclássico e romântico.
As salas, os jardins e o restaurante estão abertos ao público em geral, não sendo necessário ficar hospedado na pousada e a entrada é livre (o acesso é feito através da recepção). No entanto, para uma experiência mais memorável (e também ter acesso à piscina exterior), não deixe de reservar um quarto. Os jardins estão preenchidos por palmeiras e laranjeiras, fontes, esculturas e painéis de azulejos do século XIX que representam figuras mitológicas.