SAIBA MAIS SOBRE O CASTELO DE PADERNE

 O Castelo de Paderne é um monumento militar na freguesia de Paderne, parte do concelho de Albufeira.

O Castelo de Paderne é considerado como um dos monumentos mais importantes no Algarve, tanto devido ao seu simbolismo como ao seu valor patrimonial. Com efeito, é um ex-Libris do concelho de Albufeira, e um vestígio do seu passado remoto, além de ser um dos melhores exemplos de edifícios em taipa militar, tanto na região ao Sul do Tejo como em toda a Península Ibérica.
O edifício situa-se num cabeço a cerca de 100 m de altitude, numa península no traçado da Ribeira de Quarteira e por diversos vales.
Está localizado a cerca de 2 Km a Sul da moderna vila de Paderne, numa zona que era considerada estratégica, não só devido à sua forte produção agrícola, mas também como ponto de divisão entre as zonas da costa e do barrocal e as regiões de Loulé e Silves. Também servia para vigiar a antiga via romana, que passava a Ribeira de Quarteira numa ponte, situada a Sudoeste do castelo.
Junto à entrada do castelo, no seu interior, estão as ruínas da Ermida de Nossa Senhora da Assunção, igualmente conhecida como Ermida da Senhora do Castelo. Esta ermida chegou a ser a sede da Pároquia de Paderne, mas tal como sucedeu com o castelo, também foi abandonada e entrou num profundo processo de degradação, tendo sobrevivido apenas as paredes mestras.

Atualmente pode visitar este castelo gratuitamente, também existem safaris que o levam até lá explicando a história mais antiga e cultural do interior do algarve.