SAIBA MAIS SOBRE A FORTALEZA DE SAGRES
Sagres é o ponto mais sudoeste do Algarve e da Europa continental. Durante séculos, acreditou-se que era a parte mais ocidental do mundo, ficando conhecida como o fim do mundo. Sagres está, sem dúvida, muito associada aos descobrimentos ultramarinos portugueses. Hoje em dia, esta cidade tranquila oferece vistas deslumbrantes e é relativamente intocada pelo turismo, em comparação com algumas outras partes do Algarve.
O Cabo de São Vicente é o extremo sudoeste da Europa continental. Fica a cerca de 6 quilómetros de Sagres. As falésias se elevam cerca de 75 metros verticalmente acima do Oceano Atlântico. Durante a Era dos Descobrimentos, o cabo de São Vicente era o último pedaço de terra que os exploradores veriam antes de zarpar para o desconhecido.
A cerca de 9 minutos de carro do cabo de São Vicente, vai encontrar a Fortaleza de Sagres.
Esta fortaleza foi construída para defender a vila de Sagres e proteger a costa contra piratas mouros. A expansão portuguesa começou em 1415 e a fortaleza foi construída algumas décadas depois, em 1453. A Fortaleza de Sagres foi construída sob as ordens do Infante D. Henrique, que foi uma figura-chave durante a Era dos Descobrimentos. O forte foi restaurado no século 20. Hoje em dia, é uma das atrações mais populares de Sagres. A entrada custa 3.50€.
No interior da fortaleza, do lado esquerdo, vê-se um padrão circular, dividido em 48 segmentos. O tamanho médio desses segmentos é de 7,5 graus, o que representa 30 minutos. Acredita-se que este círculo seja uma espécie de bússola de vento e que tenha relação com as navegações. A rosa-dos dos ventos tem cerca de 43 metros de diâmetro. Este círculo foi descoberto sob a terra no século 18 e foi escavado em 1919.
Ao visitar este grande monumento do sul do país, vai aproximar-se mais da história de Portugal e ao mesmo tempo terá a oportunidade de captar as melhores fotos com paisagens de cortar a respiração.